domingo, 19 de setembro de 2010

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Vistas à vista
10/07/20100 Comment(s) No endereço http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00198/leerling_pt.html
Encontramos um excelente aplicativo para trabalharmos com vistas de objetos tridimensionais...

Este é para queimar as pestanas!!!
30/05/20106 Comment(s) O desafio lógico deste post é realmente difícil! Você até pode pensar que é impossível, porém todos os três níveis tem solução.

O desafio consiste em retirar o quadrado vermelho de dentro da caixa movendo as demais peças. Clicando nos botões brancos ao lado da caixa você pode acessar um novo nível do jogo.


Para jogar clique na figura...Boa sorte...

Jogos lógicos: Exercício para a mente!
27/05/20101 Comment(s) Para todas as idades: Apresentaremos nas próximas publicações deste blog diversos jogos lógicos para crianças de todas as idades. Exercícios para o cérebro são cada vez mais estimulados por cientistas , afim de desenvolver a inteligência lógico-matemática na juventude e para evitar problemas mentais na terceira idade...(é mesmo???)


Matemática não é feita só de fórmulas algébricas, teoremas, ângulos e etc. Muito mais do que isso tudo, ela é raciocínio lógico. E esse raciocínio lógico-matemático é uma das múltiplas inteligências que o psicólogo Howard Gardner trata sua teoria "Inteligências Múltiplas ".



As Torres de Hanói são um quebra-cabeças que consiste em uma base contendo três pinos, onde num deles, são dispostos sete discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

As Torres de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.


Você pode jogar online ...Clique aqui... Ou baixar um aplicativo para seu computador...

Desafios matemátiicos: Qual o problema?
21/05/20103 Comment(s) Imagine ajudar uma formiga a encontrar o caminho mais curto para chegar até o torrão de açúcar que está num dos vértices de um cubo. Ou, então, dividir um bolo em três ou mais pessoas de forma que cada um fique feliz com seu pedaço. Ou ainda ser levado a pintar um plano com sete cores, mas de forma que dois pontos da mesma cor mantenham um metro de distância um do outro. Estes e outros desafios fazem parte do livro Qual é o problema?,publicado pelo físico Marco Moriconi, com recursos do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3), da FAPERJ.

O livro, de 111 páginas, reúne várias das questões propostas na coluna que Moriconi mantém na revista Ciência Hoje, desde 2005, e traz ainda outras inéditas. "Vários livros apresentam problemas do mesmo tipo. Muitas dessas questões são interessantes, provocadoras e estão presentes em situações cotidianas, como conversas entre colegas. O que é diferente no conteúdo do livro, é a forma simples e bem-humorada com que os desafios são apresentados", explica Marco Moriconi. Moriconi acredita que, além de divertir os leitores, o livro procura mostrar como é possível se apresentar um bom argumento matemático de modo que ele possa ser apreciado da mesma maneira que um filme, um livro ou até uma boa refeição.
(Fonte: Boletim faperj -2009)


Maisinformaçõessobreolivro em http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/divulgacao-cientifica/conhecimento-e-diversao
Acompanhe um desafio aqui





Geoplano - Geometria Dinâmica e Interativa
17/05/20102 Comment(s)

A geometria é um conteúdo matemático que pode ser bem explorado para a resolução de problemas e tem muitas aplicações que aparecem no mundo real. Ensinar geometria requer possibilitar ao aluno, principalmente aos menores, a manipulação de materiais didáticos que possibilitem a identificação dos objetos e a reflexão sobre as propriedades geométricas estudadas.

O geoplano é um dos recursos que pode auxiliar o trabalho desta área da matemática, desenvolvendo atividades com figuras e formas geométricas – principalmente planas -, características e propriedades delas (vértices, arestas, lados), ampliação e redução de figuras, simetria, área e perímetro.




O raciocínio geométrico abrange um conjunto de habilidades importantes para uma percepção mais apurada do mundo que cerca o indivíduo. Desse modo, este indivíduo observa para construir, ou constrói para observar, ou ainda representa e constrói.

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