domingo, 19 de setembro de 2010



ENTREVISTA COM UMA BLOGUEIRA DE SUCESSO
Entrevistamos a professora Nelândia Theodoro, do Colégio 7 de Setembro, que criou seu blog Portumania em 2006. Ela já conta com 17.058 acessos ao seu blog.

Por que você criou o blog?
profa. Nelândia: Tenho seis turmas. Achei que, com o blog, poderia ter mais interação fora da sala de aula. Eu poderia passar exercícios extra sem burocracia para tirar xerox. Isso oferece muitas vantagens em termos de tempo.

Você teve alguma dificuldade para criar o blog?
profa. Nelândia: No início, eu não sabia colocar imagens nem material de aula. Os acessos ao meu blog eram mínimos. Eu incentivava que visitassem o meu blog, mas os alunos não iam. Foi então que fiz um trabalho mais específico sobre ortografia para nota. Percebi que eu precisava incluir material de interesse DOS ALUNOS no blog. Era isso o que gerava acessos.

O que você coloca no blog?
profa. Nelândia: Trabalhos dirigidos, material do curso de redação, materiais de interesse específico. Coloco os contos do Machado de Assis que eles têm que ler. Não mando copiar verbos. Disponibilizo a conjugação verbal e recomendo o Aurélio. Incluo fotos e vídeos para incentivar a reflexão dos alunos. Coloco fotos de alunos, pois o blog tem que ter a cara dos alunos, não do professor. O grande segredo do blog é que ele é o pronto-socorro dos alunos. Eles buscam informações, ajuda, material que não podem comprar.

Você teve alguma dificuldade com alunos que não tinham acesso à Internet em casa?
profa. Nelândia: Os alunos sem acesso à Internet se organizam com colegas, tiram cópia dos materiais dos outros. A obrigação deles é ter o livro, o acesso aos contos pelo blog é só para ajudar. Se os alunos tivessem comprado o livro, não precisariam do blog. Quando percebo que um aluno realmente não pode imprimir algum material, providencio uma cópia.

Você percebeu alguma diferença no desempenho dos alunos com o seu blog?
profa. Nelândia: Quando criei o blog, eu tinha um 9º ano com dificuldades no conteúdo. Com o blog, consegui que só 2 alunos ficassem em recuperação. Essa turma terminou o ano com desempenho melhor que a outra, com a qual não usei o blog. Eu contemplava várias realidades da turma: por exemplo, eu trabalhava com grupos com problemas de ortografia. Eu colocava o material e retirava no dia marcado, para o aluno não deixar para o último dia. Eu dava o período de dois dias para os alunos pegarem um trabalho dirigido.

Como fica a sua relação com professores que ainda não têm blog?
profa. Nelândia: Os alunos que foram para o Ensino Médio cobraram da professora nova que tivesse um blog. Eles entendem que ter blog significa que o professor é evoluído. A coordenação da escola respeita os professores que não se sentem à vontade em termos de uso da tecnologia, mas incentivam quem deseja voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário